segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Valorize a vida e sem hipocrisia

     Sem hipocrisia e sem rodeios, vamos direto ao assunto. Primeiro e importantíssimo aspecto: a vida é para ser vivida com todas as nossas forças. Essa é uma noção que todos poderiam ter, inclusive, aqueles que tornam difícil a vida de outros através da dominação, da exploração, da corrupção,... . A questão é: por que algumas pessoas deixam de valorizar a própria vida? Essa é uma questão muito delicada e que deveria ser abordada por pessoas preparadas para lidar com esse assunto, mas a gravidade da situação na sociedade exige a ajuda de muitos, daqueles que, por verdadeiras razões humanitárias e de solidariedade, se propõem a colaborar de forma desinteressada, ou seja, que não estejam interessados em ganhos escusos. Oportunistas rasteiros conseguem enxergar formas de tirar vantagens escusas para eles, até nas melhores e mais necessárias ações humanitárias e, por isso, é sempre bom estar atento. Agir contra tal oportunismo e contra as dificuldades artificiais impostas à vida de todos, deveria ser uma motivação para valorizar a própria vida e a vida de outros, seria a verdadeira solidariedade e a verdadeira ação humanitária sem que ambas fossem contaminadas pela hipocrisia e pelo oportunismo rasteiro.


   O segundo e também importante aspecto, são as ações necessárias para solucionar a não valorização da própria vida, ações que não devem estar dissociadas da valorização da vida de outros. Mesmo para um leigo, é possível admitir que os motivos são muitos, desde aqueles ligados às questões de saúde em alguns âmbitos até às questões sociais. Toda solução de problema deveria agir simultaneamente sobre as causas – questões de saúde, questões sociais e o que mais houver - e sobre os efeitos. Quando a proposta e o foco estão somente sobre os efeitos, tal proposta se assemelha a enxugar gelo e a apagar chama pela superfície e não pela base, ou seja, essa proposta não logrará êxito.

     Por fim, é importante saber que cada um sente a própria dor do jeito dele e que cabe a quem quiser ajudar, levar isso em conta e ajudar da forma que for possível. Valorize a vida todos os dias e não somente em datas de referência, essa é uma postura afastada da hipocrisia e do falso moralismo que reinam desde sempre. Fique bem. Viva a vida!


Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Seguidores

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO