domingo, 20 de setembro de 2020

Se engane, não é difícil - Pensamento Desejante

Falácia do Pensamento desejante – Pós-verdade: O que você faz quando está de frente a uma nova informação que está de acordo com o que você pensa?  Você aceita sem questioná-la?

     Aceitar como verdade só porque é algo que está de acordo com o que você pensa, sem que você questione, eis o que é pensamento desejante, eis o que é característica da pós-verdade. Caso esse seja um comportamento padrão seu, você corre o risco de cometer, várias vezes, falácias do tipo pensamento desejante.

- Quem se beneficia quando pessoas aceitam inverdades?

- Não é perigoso para a própria pessoa, pelo fato de em alguma ocasião ela ser vítima de inverdades?

     Pensamento desejante, como o próprio nome faz alusão, é algo aceito como verdade por fazer parte do desejo do próprio indivíduo. E essa atitude pode levar um grupo de pessoas, em grandes quantidades ou não, a aceitar inverdades como se fossem verdades. Entendeu o perigo disso e a responsabilidade que cada indivíduo tem ao dar início a essa situação ou a tomar parte dela?

     Não faltam exemplos de conseqüências inaceitáveis (linchamentos de pessoas, inclusive de inocentes; destruição de relações pessoais; guerras promovidas com inverdades; golpes com prejuízos no local de trabalho; golpes políticos; ...), além de alienar da realidade a própria pessoa. Você consegue colocar exemplos reais das conseqüências citadas acima? Você consegue dar outros exemplos reais?


Obs.: O que hoje é chamado de pós-verdade sempre existiu, com outros nomes e outras máscaras, e não é “privilégio” da pós-modernidade. 

 

Acompanhe a série de posts Pós-verdade - Reflexões (a série)

 

Acompanhe a série de posts Falácias - Estudos (a série)


Veja o que já foi publicado em InterAção Direta sobre Pós-verdade

 

Veja o que já foi publicado em InterAção Direta sobre Falácias

 

Até o próximo post. Fique bem.



Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Seguidores

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO