domingo, 20 de setembro de 2020

Notícias falsas num coquetel de falácias

Evidência anedótica não prova nada – Falácia: Se você ouviu alguém falar que ficou curado de uma doença porque tomou um determinado medicamento, você considera, verdadeiramente, que isso é suficiente para confirmar que esse medicamento cura essa doença? Seria esse o seu padrão, o seu critério para confiar numa informação?

     Saiba que essa única informação dada por aquele que foi curado, não é suficiente para concluir que tal medicamento cura a doença em questão. Faltam, nesse caso, métodos científicos – tanto métodos estatísticos, como métodos da área de pesquisa em saúde/medicamentos – para comprovar a tal relação medicamento-cura. Tais raciocínio e conclusão estão revestidos em um coquetel de falácias. Eis algumas delas:

- Falácia da evidência anedótica: É um testemunho que tenta estabelecer causa e consequência sem que essa relação esteja comprovada.
- Falácia da causa questionável / Relacionamento confuso de coincidências com causas: Tem como característica estabelecer uma causa questionável a um fato.
- Falácia do pensamento desejante: Como o próprio nome faz alusão, é quando algo é aceito como verdade por fazer parte do desejo do próprio indivíduo.

     As falácias, assim como as notícias falsas (fake news), os sofismas e as teorias da conspiração estão a impregnar os meios de comunicação na sociedade (redes sociais, conversas pessoais informais, conversas com familiares, conversas com grupos de afinidades gerais e religiosas, imprensa alternativa, imprensa de grandes corporações,...) e isso ocorre seja de forma oportunista rasteira (direcionar o pensamento das pessoas, conseguir dividendos financeiros e/ou políticos, disputa de poder, ...) ou seja por motivos de ignorância (ignorar). Portanto, estar atento a esses atos nocívos, causadores de enormes prejuízos à população, saber filtrá-los, reconhecê-los, não repassá-los e lutar contra a propagação deles é uma necessidade e isso trará benefícios para todos.

Acompanhe a série de posts Falácias - Estudos (a série)

Veja o que já foi publicado em InterAção Direta sobre Falácias


Até o próximo post. Fique bem.


Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Seguidores

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO