quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Pós-verdade e achismo – Atirou no que achou que viu e não acertou nada

Pós-verdade e achismo: Se crenças e emoções são mais importantes do que fatos para formar opinião, então temos, aí, opinião com característica de pós-verdade. Tal tipo de opinião ou de conclusão possui base frágil de sustentação. Já imaginou a situação se numa sociedade as provas fossem baseadas em achismo?

Fique atento às frases dos tipos (Elas provam alguma coisa?):

- Eu acho que é.
- Eu sinto que é verdade.
- Eu sinto que é mentira.
- É verdade porque muita gente está dizendo.

Veja alguns exemplos nos quais pós-verdade e achismo são considerados como fato, como provas para a formação de opiniões com bases frágeis de sustentação:

- Fulano foi condenado e isso é justo porque eu sinto que ele é culpado.
- Sicrano terá desconto em seu salário porque eu acho que ele faltou ao trabalho naquele dia.
- Beltrano deve ser responsabilizado porque muitas pessoas dizem que ele disse essas coisas.

Qualquer, qualquer, pessoa poderia passar por situações como essas dos exemplos, não é?

Obs.: O que hoje é chamado de pós-verdade sempre existiu, com outros nomes e outras máscaras, e não é “privilégio” da pós-modernidade. 

 

Acompanhe a série de posts Pós-verdade - Reflexões (a série)


Veja o que já foi publicado em InterAção Direta sobre Pós-verdade

 

Até o próximo post. Fique bem.



Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Seguidores

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO